Brigando por uma vaga na Taça Libertadores da América, o Figueirense virou a sensação da reta final do Campeonato Brasileiro. No G-4, o Alvinegro encara o Flamengo nesta quinta-feira sonhando com a classificação para o torneio continental. Na onda da boa fase de Jorginho e seus comandados, Cléber Machado foi até Florianópolis, em Santa Catarina, para falar de Brasileirão, Seleção Brasileira e de Neymar com o técnico, que vê o craque do Santos como o melhor jogador do mundo em 2011.
No comando do time catarinense desde março deste ano, Jorginho revelou que no começo do campeonato sua equipe era uma zebra. Virou surpresa no decorrer da competição, e ele e os jogadores trabalham para que acabe o Brasileiro como uma realidade. O Figueirense está invicto há 13 rodadas, com seis vitórias nos últimos seis jogos.
Seleção Brasileira, Dunga, Neymar, Copa...
Em 2010, Jorginho era auxiliar técnico de Dunga na Copa do Mundo da África do Sul. Na época, a dupla foi contestada pela imprensa e por torcedores por não levar Neymar e Paulo Henrique Ganso para o Mundial. Hoje, Jorginho faz questão de enaltecer o futebol de Neymar, assim como seu companheiro de clube, PH Ganso:
- Neymar, tu é um craque. Mesmo o Dunga e a comissão técnica não tendo convocado você em 2010, hoje você é o melhor jogador do mundo. Você não tem os jogadores que o Messi tem ao lado, não joga nos campos que o Messi está jogando. E não tenho vergonha de reconhecer isso.
chama a atenção do mundo (Foto: Agência Estado)
Como uma das razões para a não convocação da dupla santista, Jorginho cita a filosofia de Dunga, de apenas levar para a Copa jogadores que já havia testado:
- Se o Neymar estivesse fazendo na época o que está fazendo hoje, com certeza seria convocado. Infelizmente nós só tivemos um amistoso em março, mas se Neymar e o Ganso tivessem tempo, se tivéssemos um jogo em maio, com certeza teriam sido levados - disse o técnico.
Mesmo reconhecendo o brilho de Neymar, Jorginho diz que apenas Ganso foi cotado para a Seleção, e chegou a entrar na lista dos 30 jogadores, por estar mais maduro e preparado aos olhos da comissão técnica.
Flamengo e Figueirense se enfrentam no Engenhão nesta quinta-feira, às 20h30m (horário de Brasília) no Engenhão