A vitória sobre o Ceará em Fortaleza, não serviu apenas para deixar o Corinthians na liderança isolada do Brasileirão, com 64 pontos, restando três rodadas para o término do torneio. Serviu, também, para garantir o Timão na próxima edição da Libertadores, juntando-se a outros dois brasileiros: Santos (atual campeão continental) e Vasco (que levou a Copa do Brasil).
Mesmo se perder as três próximas partidas, o clube alvinegro garante vaga na competição continental. Nesta quarta, o time abriu nove pontos do sexto colocado, o Flamengo. Mas apesar de o Fla ter um jogo a menos (enfrenta o Figueirense nesta quinta), o Timão não ficaria, em nenhuma combinação possível, abaixo da quinta colocação (com o Vasco dentro do G-5) ou da quarta (sem o time da Colina), já que há diversos confrontos diretos entre os postulantes a uma vaga na Libertadores. Além do próprio Flamengo x Figueirense, haverá ainda Flamengo x Vasco, Fluminense x Vasco, Botafogo x Fluminense e Figueirense x Fluminense. Como um time tira ponto do outro, o Corinthians já está dentro.
Se não conquistar mais nenhum ponto, porém, o Timão corre o risco de cair na Pré-Libertadores, fase do torneio na qual foi eliminado este ano pelo Tolima, da Colômbia. Santos e Vasco já entrarão na fase de grupos